Condomínios – inspiração e design

  1. Exterior: Condomínios  por Clix Mais
  2.  Vistas (1): Condomínios  por Clix Mais
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Prédio Exterior 3: Condomínios  por Clix Mais
  5. Prédio Exterior 2: Condomínios  por Clix Mais
  6. Prédio Exterior: Condomínios  por Clix Mais
  7. Alçados Frente e Lateral: Condomínios  por Clix Mais
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Planta apartamento T2+1: Condomínios  por Clix Mais
  10. Planta T5 recuado: Condomínios  por Clix Mais
  11. Cozinha (3): Condomínios  por Clix Mais
  12. Terraço (3): Condomínios  por Clix Mais
  13. Terraço (2): Condomínios  por Clix Mais
  14. Terraço (1): Condomínios  por Clix Mais
  15. Planta dos apartamentos: Condomínios  por Clix Mais
  16. Exterior do prédio 3: Condomínios  por Clix Mais
  17. Exterior do prédio 2: Condomínios  por Clix Mais
  18. Exterior do prédio: Condomínios  por Clix Mais
  19. Planta dos apartamentos: Condomínios  por Clix Mais
  20. Exterior do prédio 3: Condomínios  por Clix Mais
  21. Exterior do prédio 2: Condomínios  por Clix Mais
  22. Exterior do prédio : Condomínios  por Clix Mais
  23. Planta dos apartamentos: Condomínios  por Clix Mais
  24. Exterior do prédio 3: Condomínios  por Clix Mais
  25. Exterior do prédio 2: Condomínios  por Clix Mais
  26. Exterior do prédio : Condomínios  por Clix Mais
  27. Exterior 1: Condomínios  por Clix Mais
  28. Fachada de acesso principal: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad
  29. Plano de pormenor Expo 98: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad
  30. Plano de pormenor Expo 98: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad
  31. Plano de pormenor Expo 98: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad
  32. Plano de pormenor Expo 98: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad
  33. Plano de pormenor Expo 98: Condomínios  por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
    Ad

O que é um condomínio?

A palavra condomínio significa “propriedade comum”. É o termo usado para designar uma situação onde mais de uma pessoa tem domínio sobre um determinado bem. No caso do sector imobiliário, os condomínios são bastante comuns e refletem boa parte dos empreendimentos imobiliários do momento, muitos deles de luxo.. Na prática, é um conjunto de direitos e obrigações pertencentes à mesma propriedade num mesmo prédio dividido com outras pessoas.

Como funciona?

O condomínio possui compromissos com a qualidade de serviços e estrutura fornecida aos seus proprietários. Todos os condóminos têm de aprovar em reunião - Assembleia Geral – as suas prioridades e orçamentos. É com base neste orçamento que é realizado que se obtém a mensalidade de condomínio por apartamento/casa/espaço.

Os gastos de um condomínio são divididos em dois grupos. O primeiro deles é composto pelas despesas quotidianas e necessárias à manutenção do espaço, englobando os seguintes tópicos: despesas de funcionários, encargos sociais, consumo de água, luz, etc., manutenções e conservações, despesas administrativas, materiais e seguros. O segundo grupo é composto por despesas extraordinárias, os chamados gastos imprevistos.

Como gerir e manter um condomínio?

A manutenção é um dos aspectos mais importantes num condomínio, em relação ao perfeito funcionamento de todos os equipamentos e à preservação do valor patrimonial do prédio/habitação. Alguns equipamentos necessitam de vistoria e manutenção sistemática, tais como: antenas, bombas, elevadores, equipamentos de segurança, extintores de incêndio, iluminação de emergência, intercomunicadores, jardins, iluminação, mangueiras, filtros de piscina, geradores, para raios, portões automáticos entre outros. Além destes pontos deve-se observar o desgaste aparente do edifício: pisos e revestimentos e ainda pintura interior e exterior. É desnecessário lembrar que a manutenção constante reduz despesas maiores e que ao cuidar estará a investir no espaço.

Que tipos de condomínio existem?

Seja residencial ou comercial, seja vertical ou horizontal, os condomínios são uma sociedade formada por duas ou mais pessoas.Normalmente os condomínios são administrados por uma empresa de administração especializada em condomínios. Elas funcionam com um contrato onde fica especificado e registado os direitos e deveres de cada condómino para não haver dúvidas e mal entendidos no futuro. Existe sempre uma pessoa responsável pela orientação, fiscalização e intervenção em eventuais conflitos e tem como função principal manter a ordem no condomínio.

Condomínio vertical: O termo vertical pode ser usado para informar que se trata de um edifício de apartamentos no formato de torre, que pode ser formado por apenas uma torre ou várias torres irmãs. É uma definição que serve como orientação no caso de venda para quem compra um imóvel, por exemplo.

Condomínio horizontal: O condomínio horizontal é aquele onde as construções são feitas no plano horizontal ou uma ao lado da outra e não em cima da outra como acontece no condomínio vertical. Esse tipo de condomínio é cada vez mais restrito pois exige um terreno maior para a sua construção e tem limitações geográficas cada vez maiores, especialmente nas grandes cidades.

Condomínio residencial: O condomínio residencial é o espaço destinado a moradia de uma família. Normalmente o contrato de compra em condomínio residencial expressa a obrigatoriedade de aquele imóvel ser usado para fins habitacionais e normalmente de uma única família.

Condomínio comercial: Os condomínios comerciais são destinados à construção de prédios para a exploração da atividade comercial ou industrial.

Onde encontrar inspiração?

Sem sair de casa e sem qualquer custo associado terá acesso a milhares de fotos de inspiração habitacional. Com a homify pode fazer uma pequena pesquisa e ficar a par de todos os profissionais e projectos mais recentes. Para facilitar a sua pesquisa, pode procurar por diferentes tipos de profissionais na sua zona de residência. A pesquisa por “palavra chave” também facilita a procura acertada das imagens que procura. Para que não perca estes mundo de inspiração e para que possa voltar a ver aquele projecto e solução que tanto gostou, mais tarde. Crie uma conta e guarde as suas fotos favoritas em livros de ideias e sempre que precisar visite.