Closets – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?

O que faz um closet perfeito?

O quarto de vestir moderno perfeito combina elementos do boudoir e do walk-in closet. É uma sala onde vestidos e sapatos de designers premiados podem ser exibidos num espaço luminoso e bem ordenado; um lugar onde o homem e a mulher da casa podem cuidar de si e planear as suas roupas. Mas um quarto de vestir é mais do que isso. É também um refúgio do tumulto, um lugar para fazer chamadas telefónicas privadas, desfrutar de um momento só para si e um lugar onde pode partilhar um cocktail ou uma taça de champanhe com os amigos antes de sair para a noite. Não é de admirar que cada vez mais proprietários de casas estejam a transformar os seus quartos extra em quartos de vestir de sonho.

Onde posso encontrar inspiração e ideias para um closet?

Com acesso a mais de 55.000 especialistas em design de interiores, a homify é o seu portal online para toda uma série de ideias deslumbrantes de quartos de vestir, desde designs clássicos intemporais aos mais recentes acessórios de ponta. Aderir é totalmente gratuito, e os membros podem criar um livro de recortes virtual de imagens e notas – uma característica útil e certamente inestimável para quem está a planear um quarto de vestir que irá atender todas as suas necessidades.

O que posso fazer exatamente com o meu closet?

Quando se trata de decidir o que vestir, ajuda estar num ambiente que estimula o olho e a imaginação. Por essa razão, o vestiário é uma parte da casa onde os proprietários podem dar rédea livre à sua imaginação, quer isso signifique criar um espaço feminino em rosa e lavanda ou um boudoir dourado à la Marie Antoinette. Mas seja qual for o esquema decorativo, é importante lembrar que na maioria dos casos a finalidade principal de um quarto de vestir é fornecer armazenamento. Portanto, um ponto de partida para a maioria dos projetos será fazer um plano para uma série de armários embutidos e prateleiras, idealmente todos abertos (ou seja, sem portas), de modo a dar uma visão geral inspiradora de todas as roupas e acessórios montados. Com a mistura ideal de simetria e repetição, esta estrutura pode ajudar a dar ao seu quarto de vestir tanto uma sensação de ordem como de teatro.

Que cor deveria escolher para o meu closet?

Existem duas abordagens básicas relativamente à cor do quarto de vestir. Uma é usar uma paleta neutra – por exemplo, vários tons de branco e de madeira natural – para proporcionar um pano de fundo discreto que mostre roupas e sapatos sem distrair e sem chocar. A outra é empregar cores e padrões ousados para criar um clima subtil de fantasia – por exemplo, luxuoso papel de parede às riscas para um look barroco, de boudoir vintage. A sua escolha vai depender muito de se o foco do seu quarto de vestir é a roupa ou o relaxar e socializar.

Que tipo de pavimento devo colocar no meu closet?

Carpete macia é a opção ideal para o piso de um quarto de vestir, que precisa de ser confortável para se poder andar de pés descalços. Tapetes em tons pastel pálidos e tons neutros funcionam bem, uma vez que refletem a luz para cima, dando ao closet uma aparência luminosa e fresca. Um piso de madeira liso também transmite uma sensação de opulência, com alguns tapetes espessos colocados naquelas zonas do quarto de vestir onde é mais provável que o ocupante pare a experimentar roupas (ou seja, na frente aos espelhos).

Que design de closet é o certo para mim?

Escusado será dizer que diferentes designs de quartos de vestir irão atender a pessoas diferentes, dependendo das suas prioridades individuais. Por exemplo, um casal que planeie um armário dele e dela provavelmente irá querer evitar qualquer coisa demasiado feminina e procurar um estilo que faça ambos sentir-se em casa. Para um amante de moda que queira um lugar onde possa mostrar a sua grande coleção de peças de designers, um quarto de vestir sem extras desnecessários e muito espaço de armazenamento é provavelmente a melhor aposta. Se o dono da casa tem um carinho especial por sapatos, então estes podem ser o elemento-chave do design do seu quarto de vestir, com diferentes tamanhos de estantes para saltos altos e botas até o joelho. Como alternativa, para borboletas sociais que gostam de sair à noite, uma decoração inspirada numa discoteca, com tons néon e papel de parede funky, pode ser mais apropriado.

Há alguma dica específica para decorar um closet?

Há muitos pequenos toques que podem ser incorporados num quarto de vestir para o tornar especial, como iluminação traseira para prateleiras, estantes angulares para sapatos e cubículos para bolsas. Além disso, lembre-se de incluir um toucador, um espelho de corpo inteiro e algum tipo de assento versátil e compacto para se sentar enquanto experimenta sapatos. Se houver espaço, também é uma boa ideia adicionar um pequeno sofá ou chaise longue onde os seus amigos possam relaxar e desfrutar de um copo de vinho. A grande sala de vestir pode beneficiar de uma ilha central – isso cria um ponto focal e também pode ser um lugar conveniente para colocar uma bandeja de bebidas e exibir uma seleção de bolsas, sapatos e bijuterias recentemente adquiridos.

Como usar acessórios num closet?

Os acessórios podem ser uma óptima maneira de introduzir um elemento de diversão e fantasia num quarto de vestir. Misturar algumas peças novas com antiguidades pode criar um estilo individual exclusivamente eclético que irá marcar o quarto de vestir como um lugar especial, privado na casa. Por exemplo, um lustre antigo pode fornecer iluminação suave enquanto um grande escabelo Victoriano pode servir de assento para todos os fins ou de mesa de café grande. Outros acessórios peculiares que podem ser adicionados a um quarto de vestir incluem escadas da biblioteca para alcançar prateleiras altas, um manequim para exibir chapéus e a sua mala de viagem favorita para os dias em que é necessário fazer a mala à pressa para apanhar um avião. Além disso, não se esqueça dos simples mas úteis acessórios de quarto de vestir, tais como cabides acolchoados que irão proteger a roupa do desgaste.

O que acontece se eu tiver um closet pequeno?

Também é possível ser muito criativo num pequeno quarto de vestir. Uma forma de compensar o espaço limitado é optar por uma decoração extravagante – papel de parede estampado, mobiliário dourado, atraentes tecidos estampados e carpetes de alta qualidade podem ajudar a aumentar um pequeno quarto de vestir e fazê-lo sentir-se menos confinado ao mesmo tempo que lhe dá uma qualidade de pedra preciosa. Em termos práticos, é essencial fazer uso de cada metro quadrado de espaço de armazenamento do quarto de vestir através da instalação de prateleiras altas e tirando partido de todos os nichos ou áreas de estar. Estes podem então acomodar a roupa fora de temporada, que pode ser embrulhada em papel de seda sem ácido e alojada em caixas e sacos de armazenamento respiráveis para protecção.

Existe algum guia de estilo para desenhar e decorar um closet?

A homify oferece-lhe acesso rápido e fácil à consultoria e especialização de milhares de especialistas experientes na área de decoração de casa, bem como a galerias de inspiradoras imagens em alta resolução.

Closets estilo rústico

Um closet de estilo rústico deve ser fresco, tranquilo e brilhante. As paredes tendem a ser cremes ou neutras, como os tons cinza ou verde pálido, com piso de madeira ou carpete em tons de bege, camel ou tons semelhantes. Com recursos como móveis pintados de branco e compartimentos de guarda-roupa em arco, o estilo rústico tem muitas vezes uma aura francesa antiga que pode ser muito atraente sem parecer demasiado exigente ou delicada. Isso torna-o particularmente apropriado para um quarto de vestir dele e dela. Também funciona muito bem num quarto mais espaçoso onde armários e prateleiras podem ser ampliados para criar uma sensação de luxo sólido e impressionante.

Closets minimalistas 

closet de estilo minimalista é geralmente simples e funcional, concebido para maximizar o espaço de armazenamento, alcançar a ordem e tornar mais fácil inspecionar um guarda-roupa inteiro num piscar de olhos. Com linhas limpas, nítidas e uma paleta de brancos, cinzas e pretos, é um estilo que é adequado para propriedades modernas de todos os tamanhos e é relativamente barato de alcançar. Um estilo minimalista mais elaborado manterá as mesmas linhas limpas, mas será mais ousado na paleta, sobrepondo frequentemente áreas amplas de cores contrastantes umas contra as outras – por exemplo, prateleiras brancas contra um fundo preto ou uma parede vibrante emparelhada com uma cor de pavimento mais contida.

Closets clássicos 

closet de estilo clássico oferece uma decoração elegante e cosmopolita, tal como seria de esperar de se ver num hotel de luxo. Igualmente adequado para homens e mulheres, este estilo de decoração emprega muitas vezes madeiras escuras em armários e prateleiras e tons de cinza, azul claro e castanho escuro para estofados e paredes para uma aparência intemporal e suavemente luxuosa. É um estilo que irá atender a uma ampla gama de propriedades e tem um vastamente atrativo para o mercado – algo a ter em mente para aqueles que renovam com um olho na revenda.