Clarabóias – fotos, inspiração e design

  1. Skylight: Clarabóias  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  2. Porto is not a place, it´s a feeling!: Clarabóias  por Porto Feeling
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Porto is not a place, it´s a feeling!: Clarabóias  por Porto Feeling
  5. Clarabóias  por Style Within
  6. Clarabóias  por 一級建築士事務所A-SA工房
  7. Clarabóias  por 一級建築士事務所A-SA工房
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Clarabóias  por DMDV Arquitectos
  10. Clarabóias  por Dachdeckermeisterbetrieb Dirk Lange
  11. Clarabóias  por Dachdeckermeisterbetrieb Dirk Lange
  12. Clarabóias  por Dachdeckermeisterbetrieb Dirk Lange
  13. Clarabóias  por Mark Smith Glazing Ltd
  14. Clarabóias  por FUTURE STUDIO
  15. Clarabóias  por studio arch sara baggio
  16. Clarabóias  por NY project
  17. Clarabóias  por tactic-a
    Ad
  18. Clarabóias  por jjccarquitectura
  19. Clarabóias  por Công ty TNHH Xây Dựng TM – DV Song Phát
  20. Clarabóias  por Shiny Glass Tiles
  21. Clarabóias  por Công ty TNHH Xây Dựng TM – DV Song Phát
  22. Clarabóias  por Công ty TNHH Xây Dựng TM – DV Song Phát
  23. Clarabóias  por Công ty TNHH Xây Dựng TM – DV Song Phát
  24. Clarabóias  por AÇI PROJE MİMARLIĞI İNŞAAT CAM METAL
  25. Clarabóias  por Friendly Cleaners
  26. Clarabóias  por Công ty TNHH Xây Dựng TM – DV Song Phát
  27. Clarabóias  por Duarte Aznar Arquitectos
  28. Clarabóias  por Duarte Aznar Arquitectos
  29. Clarabóias  por DEVELOP ARQUITECTOS
  30. Clarabóias  por Công ty TNHH Thiết Kế Xây Dựng Song Phát
  31. Clarabóias  por كاسل للإستشارات الهندسية وأعمال الديكور في القاهرة
  32. Clarabóias  por 株式会社青空設計
  33. Clarabóias  por Clement Windows

O que são clarabóias? 

As claraboias são aberturas de janelas no teto dos edifícios, usualmente fechadas por um caixilho com vidro ou outro material transparente, com o propósito de iluminar o interior. 

São no fundo elementos arquitetónicos que permitem a entrada de luz natural, direta ou indiretamente, através de rasgos abertos no teto e telhado, proporcionando aos habitantes alguma ligação visual ao ambiente exterior. 

Existem dois tipos de claraboia: – a claraboia fixa, que não é operável, e que não permite há ventilação e a claraboia de unidade operável, que usa uma faixa articulada anexada e suportada pelo quadro, permitindo a abertura e logo a ventilação (quando a sua instalação está ao ao alcance dos ocupantes, este tipo é chamado de janela de telhado). Isto significa que a maior parte das clarabóias permitem também a entrada de ar fresco por ventilação passiva, fazendo assim a renovação do ar interior. 

Além de iluminação e ventilação, as clarabóias podem ainda proporcionar aquecimento extra durante o dia e atuar como um despertador natural num quarto todas as manhãs. 

Este é um elemento arquitetónico muito típico dos telhados portugueses e podemos encontrá-lo em vários formatos (redondo, retangular, quadrangular… ) e tamanhos, sendo que existem empresas especializadas neste tipo de janelas.

Requisitos para a instalação de uma claraboia 

Em primeiro lugar é necessário aferir se a sua casa, em específico o seu espaço de sótão, é adequado para a colocação uma claraboia: - garanta que o espaço do sótão está limpo e desimpedido, se a claraboia se adapta ao estilo arquitetónico de sua casa, e quais os custo da sua instalação. Nesta fase é importante consultar várias empresas especializadas para perceber as opções e os preços do mercado. 

O processo de construção de uma claraboia envolve rasgar um orifício no telhado, instalar um quadro na abertura, construir um sistema de suporte para a claraboia e, finalmente, colocar a janela na área emoldurada. 

A instalação de claraboias é um processo delicado, devido às óbvias necessidades de isolamento e estanqueidade, e vai exigir um trabalho e materiais de qualidade. Imagine as consequências de infiltrações ou entrada direta de água por uma janela mal instalada! O mais sensato será pedir a ajuda a profissionais experientes. 

Deve pensar também em como irá ficar visualmente o espaço, e quais as necessidades de iluminação após a instalação, para planear os acessórios funcionais (painel de fecho, por exemplo) e os acessórios decorativos e de iluminação (para complementar a sua claraboia). Os acessórios funcionais vão depender do tipo de utilização do espaço onde a claraboia é instalada: – uma área com elevado grau de humidade, como uma casa de banho ou uma lavandaria, pode obrigar à instalação de um dispositivo de extração na claraboia, e um local onde pretende menos iluminação direta numa hora específica do dia pode beneficiar com a instalação de painéis de fecho).

Manutenção da sua claraboia 

Manter uma claraboia em base diária não é complicado: 

- Uma limpeza esporádica, mas regular, é importante para manter a transparência dos vidros e as boas condições das borrachas selantes e do quadro, mas evite fazê-la na hora mais quente do dia para evitar danos nos materiais. 

- Verificação dos componentes – quando falamos de componentes estamos a falar de borrachas e quadros, vidros e engrenagens. É preciso verificar o estado das borrachas e do quadro para aferir de possíveis infiltrações, pois a exposição solar pode ressecar e danificar estes componentes. Ramos de árvores, detritos, e até granizo, podem fazer rachaduras nos vidros que vão comprometer o desempenho da claraboia. E, no caso das claraboias com abertura, o mecanismo de abertura deve ser bem inspecionado pois pode ganhar detritos, pequenos desvios, oxidação ou quaisquer outros danos. Todo este trabalho precisa de um olhar profissional e técnico, pelo que é aconselhável contratá-lo com uma empresa especializada. 

- Teste de motor – nas claraboias que estão fora de alcance é normal colocar a abertura dos painéis de proteção solar e os estores com operação elétrica. Claro que os motores da claraboia precisam de manutenção e reparo ocasionais, que devem ser sempre efetuados por profissionais. 

- Manutenção da madeira – as janelas de madeira exigem sempre mais manutenção do que outros materiais, mas no caso das clarabóias isso é ainda mais importante por causa da carga de água que têm suportar.

Estores, persianas e painéis corta-luz para claraboias 

Persianas 

As persianas e estores são ótimas opções para clarabóias. Eles são fixos podendo ser abertos manualmente ou através de uma abertura automática. O sistema automático pode ser tão bem controlado que é capaz de determinar o grau de abertura do estore em determinado momento.

Quando estão totalmente abertos, os estores permitem-lhe usufruir de toda a luminosidade disponível, e com os diferentes graus de fecho pode controlar o brilho no espaço.

Os estores totalmente cerrados têm bom desempenho em bloquear a luz sol. 

As persianas e estores para clarabóias podem ser feitos de madeira ou outros materiais, como PVC, compósitos e alumínio, que também estão disponíveis em diferentes cores. Aliás se pretende o acabamento de madeira estes materiais podem proporcioná-lo pois é fácil encontrá-los com esse acabamento, e com qualidade nos detalhes e no aspeto. 

Estes equipamentos vêm numa grande variedade de tamanhos padrão, mas para clarabóias com formas peculiares vai precisar de persianas feitas à medida. 

Painéis “corta luz”

Estes painéis são uma ótima maneira de controlar a quantidade de luz e calor que entra no seu espaço de sótão. Podem ser totalmente abertos, quando precisa de toda a luz que se conseguir obter, ou recolhidos parcialmente, quando só é precisa de uma certa quantidade de sol. À semelhança dos estores, também estes equipamentos podem ser operados manualmente ou eletricamente.

Estes painéis estão disponíveis em diferentes materiais e cores que pode escolher, para que se adequem na perfeição tanto ao seu espaço exterior como à fachada. São especialmente fabricados para as clarabóias pois têm de ter características específicas de resistência à luz solar direta a que estão expostos. 

Os painéis “corta luz” incluem telas de blackout, com bloqueio total da luz, telas refletoras de luz solar, cortinas de favo de mel plissadas, entre outras. 

Se forem bem instalados e boa qualidade estes equipamentos podem durar muitos anos.

Novas tecnologias para claraboias 

As clarabóias permitem um melhor aproveitamento dos espaços de sótão, são esteticamente apelativas e dão um efeito visual muito agradável aos espaços, sobretudo devido à quantidade de luz que proporcionam. Sendo assim não é de estranhar que tenham vindo a ter cada vez mais procura, e claro esse sucesso leva à busca constante de novas tecnologias e de melhores ofertas. 

Hoje em dia existem soluções totalmente elétricas, mas cujo controlo vai além do mero fechar ou abrir, podendo ser integralmente controladas em função da direção do sol, da altura do dia e de eventuais sombras exteriores, através de computadores e tabletes (com ou sem sistema de domótica). 

Existem também opções de total aproveitamento da luz natural, com excelente performance de poupança energética, que consistem em sistemas de painéis espelhados para captura da luz exterior e sua injeção no ambiente interior. 

É possível encontrar no mercado claraboias que fazem elas próprias a função de candeeiros, com captura autónoma de eletricidade a partir de painéis solares incorporados. 

Já se encontram painéis de vidro que escurecem nos períodos mais luminosos do dia para evitar o aquecimento excessivo do interior… Existem ideias e propostas para todos os bolsos e gostos, e se está à procura da sua claraboia perfeita de certeza que via encontrá-la!