Chalets – inspiração e design

  1. Câmara Municipal de Alcochete - Edifício dos Paços do Concelho: Chalets  por Pedro de Almeida Carvalho, Arquitecto, Lda
  2. Outside front 5: Chalets  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Outside Front 4: Chalets  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  5. Outside Front 3: Chalets  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  6. Chalets  por Juan Carlos Loyo Arquitectura
  7. Chalets  por Tatiana Ivanova Design
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Chalets  por Nomade Arquitectura y Construcción spa
    Ad
  10. Chalets  por Nomade Arquitectura y Construcción spa
    Ad
  11. Chalets  por Nomade Arquitectura y Construcción spa
    Ad
  12. Chalets  por THULE Blockhaus GmbH
    Ad
  13. Chalets  por THULE Blockhaus GmbH
    Ad
  14. Chalets  por Nomade Arquitectura y Construcción spa
    Ad
  15. Chalets  por Nomade Arquitectura y Construcción spa
    Ad
  16. Chalets  por Casabella
    Ad
  17. Chalets  por Dx Arquitectos
  18. Chalets  por Casabella
    Ad
  19. Chalets  por Pangea Arquitectura & diseño
  20. Chalets  por arquiroots
    Ad
  21. Chalets  por Juan Carlos Loyo Arquitectura
  22. Chalets  por Juan Carlos Loyo Arquitectura
  23. Chalets  por Casabella
    Ad
  24. Chalets  por Andrea Chiesa è Progetto Immagine
  25. Chalets  por Finnscania Blockhausfabrik
  26. Chalets  por A3 Arq. Aliro Ramos
  27. Chalets  por arquiroots
    Ad
  28. Chalets  por Casabella
    Ad
  29. Chalets  por Casabella
    Ad
  30. Chalets  por THULE Blockhaus GmbH
    Ad
  31. Chalets  por arquiroots
    Ad
  32. Chalets  por THULE Blockhaus GmbH
    Ad
  33. Chalets  por Juan Carlos Loyo Arquitectura

O que é um chalet?

A palavra chalet deriva do francês. Antigamente chalet era o apelido dado às casas de campo dos Alpes suíços, construídas em madeira e com o telhado bastante longo e de pouca inclinação. Porém, este tipo de casa também era comum em outras regiões alpinas como no Brasil e em Portugal. Normalmente o termo chalet é substituído por qualquer casa de campo, pousada ou de praia construída com estas características.

Este termo, era originalmente usado por povos Suíços e referiam-se a uma cabana de um pastor. Mais tarde começaram a ser usadas como fazendas para o gado em algumas alturas do ano. Os pastores que viviam numa parte deste espaço e aproveitavam para produzir alimentos de origem animal como manteiga e queijo. No Inverno os chalets ficavam normalmente vazios pois o gabo voltava aos alpes e não necessitava de proteção.

Com o passar do tempo, os chalets passaram a ser usados por pessoas, também por períodos de tempo para descanso e espaço de lazer.

Com o mercado e a crise económica instalada em Portugal, muitas famílias acabaram mesmo por vender as suas propriedades no campo, enquanto outras começaram a alugá-las por temporadas para as fazer render. Outra opção foi também a remodelação total dos espaços e a criação de hotéis e pousadas de charme, que agora tanto estão em voga.

Quais as vantagens dos chalets?

Viver longe do rebuliço da cidade é um luxo. Poder virar costas à vida agitada, cheia de trânsito e filas é o objectivo e o sonho a longo termo para muitos. Viver no campo ou na praia é um modo de estar perante a vida totalmente diferente, é viver mais devagar, é o aproveitar melhor da natureza e das pessoas que o rodeiam. No campo ou na praia as pessoas têm tempo para se conhecer melhor (há menos pessoas) e constrói-se, normalmente, uma relação afectiva muito mais forte do que em plena cidade. Outra vantagem de viver no campo é ser muito mais barato que na cidade.

Quais as desvantagens dos chalets?

Viver numa casa em pleno campo também tem algumas desvantagens. Existe mais insegurança do que viver num apartamento pois a casa está mais “à mão de semear”; fica-se mais longe de coisas consideradas necessárias, como serviços e bens de primeira e segunda necessidade (supermercados, correios, banco, estação comboios, aeroporto, médicos e hospitais). Os amigos e a família ficam na cidade por isso não os pode ver nem visitar

Quais os melhores materiais para construir um chalet?

Os melhores e mais usuais materiais em chalets são a pedra e a madeira. Além de esteticamente ricos são também resistentes e de pouca manutenção. As chuvas e as baixas e altas temperaturas são um factor importante a ter em conta no nas casas no interior de Portugal. Para evitar manutenções constantes à estrutura ou revestimento, é essencial aplicar um material duradouro e não necessariamente económico, pois o objectivo é que dure e dure.

Quanto custa um chalet em Portugal?

Infelizmente não lhe conseguimos dar valor exactos de quanto pode custar um chalet em Portugal. Este valor depende de inúmeros factores e por isso seria errado da nossa parte transmitir valores que na realidade poderiam estar menos correctos.

Um chalet por norma é de um único piso, mas também existem chalets de mais andares. Um chalet pode ser pequeno ou grande, por isso todas estas diferenças têm o poder de alterar por completo o valor total da construção. Já para não falar de materiais e acabamentos.

Que tipos de chalets existem?

Tal como já foi referido, a tipologia destas casas pode variar do T0 ao T5, podendo ser ainda maior e com anexos e extensões no terreno. O estilo da casa também esse pode variar totalmente consoante o gosto pessoal do proprietário. Sendo um chalet o estilo mas usual tanto no exterior (fachada) como no interior, é o rústico e campestre. Mas não existem quaisquer regras pré-definidas em relação a este tópico, assim sendo, poderá também construir uma casa de layout e aspecto mais clássico ou quem sabe, mais moderna. Lembre-se sempre que a decisão final só a si diz respeito, mas não ignore as sugestões do seu arquitecto.