Casas pré-fabricadas: inspiração, fotos e projetos de arquitetura | homify Casas pré-fabricadas: inspiração, fotos e projetos de arquitetura

Casas pré-fabricadas: inspiração, fotos e projetos de arquitetura

O tema casas pré-fabricadas é cada vez mais falado em Portugal, mas tal como tudo o que é novo e ainda pouco experimentado, temos o preconceito inicial de torcer sempre o nariz. Talvez a falta de informação nos faça agir assim. Talvez a ideia mal formada em que as casas pré-fabricadas ou modulares têm de ser obrigatoriamente casas mais simples e de menor qualidade - na verdade é errado pensar-se assim.

O que é uma casa pré-fabricada?

Uma casa pré-fabricada é uma casa montada a partir de várias peças produzidas por um processo de produção industrial. A diferença substancial entre uma casa convencional e uma casa pré-fabricada relaciona-se com o processamento, a produção e montagem de todos os componentes da mesma.

Quais as vantagens de uma casa pré-fabricada?

A última geração de casas pré-fabricadas combina preços atraentes com alta performance e qualidade, para que haja uma grande vantagem económica sobre a compra de uma casa convencional com a mesma dimensão.

Este método de construção, é muito favorável pelo seu custo, tornando muitas vezes possível concluir um projeto em metade do tempo exigido por métodos mais tradicionais. A construção pré-fabricada é comumente usada para a construção de novas casas, mas a técnica também pode ser aplicada a outros edifícios (privados e públicos como: armazéns, arrumos, casas de jardim...)

Usando componentes padronizados há menos tempo envolvido no processo de construção. Juntamente com a montagem rápida este tipo de construção respeita os curtos prazos de entrega. Uma casa pré-fabricada de qualidade vai diminuir o consumo de energia, especialmente se os materiais e acabamentos forem de última geração - devido ao isolamento térmico possível graças e às mais recentes técnicas de construção. Esta construção pode fornecer ao seu lar uma classificação energética A+ assim como cumprir com todos os regulamentos e disposições legais. Este tipo de construção tem a valência da ausência quase total de humidade - mesmo em casas de madeira - e não menos importante, uma estrutura anti-sísmica.

O layout e a total personalização de uma casa pré-fabricada é total. Outra vantagem que leva muitos clientes a “arriscarem” é as marcas oferecem 30 anos de garantia e reparação.

Como saber se o seu terreno pode edificar uma casa pré-fabricada?

Algumas empresas também oferecem os seus serviços na escolha do terreno. A maioria das pessoas começa por escolher o tipo de casa pré-fabricada e só depois pensa se o terreno que tem disponível é compatível ou não.

Antes de fazer qualquer compra, é essencial deslocar-se à Câmara Municipal da sua cidade e solicitar informações sobre o lote onde deseja inserir a sua casa pré-fabricada. Informe-se junto da marca da casa que vai adquirir se são certificados e se também tratam da parte (chata) burocrática - muitas empresas já desempenham este papel.

Como escolher a casa pré-fabricada?

A casa pré-fabricada, mesmo que composto por elementos pré-fabricados tem uma grande margem de personalização. O comprador pode decidir variações individuais na fase de construção e também nos materiais. Devemos salientar que, como acontece com as casas convencionais, também aqui a qualidade paga-se.

Quais os materiais disponíveis para uma casa pré-fabricada?

As casas pré-fabricadas podem ser de três tipos: alvenaria, cimento ou madeira. As técnicas de construção são também diferentes para as estruturas pré-acabadas.

Em caso de considerada zona de alto risco sísmico, existem também casas pré-fabricadas com pisos e paredes de cimento, completamente à prova de terremotos.

Em casas de madeira pré-fabricada existem duas opções: uma estrutura com uma armação de suporte de madeira e painéis de isolamento em gesso, ou uma estrutura de madeira laminada pré-montadas e devidamente isoladas.

Quanto tempo demora uma casa pré-fabricada a ficar pronta?

Hoje em dia com toda a tecnologia e rapidez de construção, as casas pré-fabricadas

podem ser feitas dentro de um prazo de 30 dias ou extender-se até 60 dias - no entanto estes prazos estão diretamente associados à tipologia, marca e materiais de construção e acabamentos.

Existem marcas ou profissionais de casas pré-fabricadas em Portugal?

Claro que sim. Este método de construção está cada vez mais na moda e felizmente em Portugal também já existem diversas marcas e fornecedores.

Kitur

Casas Cube

Ecositana

BMM - Soluções Modulares

Iccon