Casas de campo – inspiração e design

  1. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Casas de campo  por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  2. Quintãs Farm Houses : Casas de campo  por Júlio Caseiro - Arquitectura, Lda
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Casas de campo  por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  5. fachada poente: Casas de campo  por André Pintão
    Ad
  6. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Casas de campo  por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  7. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Casas de campo  por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quintãs Farm Houses : Casas de campo  por Júlio Caseiro - Arquitectura, Lda
  10. Projecto de Decoraçao By Manuela Pinto Gouveia/Manumaya: Casas de campo  por Manumaya - Made with Love
  11. Modelo | T2 123m²: Casas de campo  por Discovercasa | Casas de Madeira & Modulares
    Ad
  12. Casas com Gente Dentro: Casas de campo  por ATEIFAR
  13. 3D Exemplo: Casas de campo  por Clix Mais
  14.  Acesso a ser arranjado - encalcetado: Casas de campo  por Clix Mais
  15. 3 - Casa (5): Casas de campo  por Clix Mais
  16. 3 - Casa (4): Casas de campo  por Clix Mais
  17. 3 - Casa (3): Casas de campo  por Clix Mais
  18. 3 - Casa (2): Casas de campo  por Clix Mais
  19. 3 - Casa (1): Casas de campo  por Clix Mais
  20. 2 - Terreno (2): Casas de campo  por Clix Mais
  21. 2 - Terreno (1): Casas de campo  por Clix Mais
  22. 1 - Terreno (2): Casas de campo  por Clix Mais
  23. Planta Terreno: Casas de campo  por Clix Mais
  24. Tanque: Casas de campo  por Clix Mais
  25. Terreno (1)1: Casas de campo  por Clix Mais
  26. Anexo (2): Casas de campo  por Clix Mais
  27. Anexo (1): Casas de campo  por Clix Mais
  28. Terreno (4): Casas de campo  por Clix Mais
  29. Terreno (3): Casas de campo  por Clix Mais
  30. Terreno (2): Casas de campo  por Clix Mais
  31. Terreno (1): Casas de campo  por Clix Mais
  32. Vistas para a barragem (2): Casas de campo  por Clix Mais
  33. Vistas para a barragem (1): Casas de campo  por Clix Mais

O que é uma casa de campo?

Antigamente a casa de campo era associada a uma casa luxuosa no meio do campo, cujo proprietário fazia uso durante as férias ou fins de semana prolongados. Uma segunda casa permitia fugir do reboliço da cidade e aproveitar a calmaria do campo. Hoje em dia, este conceito mantém-se. A única diferença é que hoje em dia é complicado em termos monetários, conseguir ter duas casas totalmente equipadas e prontas a usar com todas as condições para satisfazer as necessidades do séc. XXI.

Há muitos anos atrás, estas casas caracterizavam-se por terem uma grande área de terra para o cultivo de árvores de fruto ou legumes. Apesar de muitos portugueses terem duas casas, apenas uma é considerada a oficial. Apenas uma está totalmente equipada enquanto a secundária é mais rudimentar e apenas tem o necessário. Para aproveitar a natureza e o descanso, considera-se desnecessário alguns detalhes e algum conforto presente na casa oficial.

Com o mercado e a crise económica instalada em Portugal, muitas famílias acabaram mesmo por ter de vender as suas propriedades no campo, enquanto outras começaram a alugá-las por temporadas para as fazer render. Outra opção foi também a remodelação total dos espaços e a criação de hotéis e pousadas de charme, que agora tanto estão em voga.

Quais as vantagens das casas de campo?

Viver longe do rebuliço da cidade é um luxo. Poder virar costas à vida agitada, cheia de trânsito e filas é o objectivo e o sonho a longo termo para muitos. Viver no campo é um modo de estar perante a vida totalmente diferente, é viver mais devagar, é o aproveitar melhor da natureza e das pessoas que o rodeiam. No campo as pessoas têm tempo para se conhecer melhor (há menos pessoas) e constrói-se, normalmente, uma relação afectiva muito mais forte do que em plena cidade. Outra vantagem de viver no campo é ser muito mais barato que na cidade.

Quais as desvantagens das casas de campo?

Viver numa casa em pleno campo também tem algumas desvantagens. Existe mais insegurança do que viver num apartamento pois a casa está mais “à mão de semear”; fica-se mais longe de coisas consideradas necessárias, como serviços e bens de primeira e segunda necessidade (supermercados, correios, banco, estação comboios, aeroporto, médicos e hospitais). Os amigos e a família ficam na cidade por isso não os pode ver nem visitar

Quais os melhores materiais para construir uma casas de campo?

Os melhores e mais usuais materiais em casas de campo são a pedra e a madeira. Além de esteticamente ricos são também resistentes e de pouca manutenção. As chuvas e as baixas e altas temperaturas são um factor importante a ter em conta no nas casas no interior de Portugal. Para evitar manutenções constantes à estrutura ou revestimento, é essencial aplicar um material duradouro e não necessariamente económico, pois o objectivo é que dure e dure.

Quanto custa uma casa de campo em Portugal?

Infelizmente não lhe conseguimos dar valor exactos de quanto pode custar uma casa de campo em Portugal. Este valor depende de inúmeros factores e por isso seria errado da nossa parte transmitir valores que na realidade poderiam estar errados.

Uma casa de campo por norma é de um único piso, mas também existem casas de campo de mais andares. Uma casa de campo pode ser pequena ou grande, por isso todas estas diferenças têm o poder de alterar por completo o valor total da construção. Já para não falar de materiais e acabamentos.

Que tipos de casas de campo existem?

Tal como já foi referido, a tipologia destas casas pode variar do T0 ao T5, podendo ser ainda maior e com anexos e extensões no terreno. O estilo da casa também esse pode variar totalmente consoante o gosto pessoal do proprietário. Sendo uma casa de campo o estilo mas usual tanto no exterior (fachada) como no interior, é o rústico e campestre. Mas não existem quaisquer regras pré-definidas em relação a este tópico, assim sendo, poderá também construir uma casa de layout e aspecto mais clássico ou quem sabe, mais moderna. Lembre-se sempre que a decisão final só a si diz respeito, mas não ignore as sugestões do seu arquitecto.