Casas de banho escandinavas: fotos, inspiração e design

  1. A Casa da Sara e do Tomás: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  2. A Casa da Mariana: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  3. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  4. WC Suíte: Casas de banho escandinavas por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad
  5. Casa da Susana: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  6. Casas de banho escandinavas por homify
  7. Suite A | Instalação sanitária: Casas de banho escandinavas por IAM Interiores
    Ad
  8. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  9. Casas de banho escandinavas por homify
  10. Casas de banho escandinavas por homify
  11. A Casa de banho da Isabel: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  12. Casa da Rute: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  13. Casa da Rute: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  14. A Casa de banho da Isabel: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  15. Casas de banho escandinavas por homify
  16. Casas de banho escandinavas por homify
  17. Casas de banho escandinavas por homify
  18. Casas de banho escandinavas por homify
  19. A Casa da Mariana: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  20. A Casa da Catarina e do Miguel: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  21. Projectos 3D Smile Bath: Casas de banho escandinavas por Smile Bath S.A.
    Ad
  22. Instalação Sanitária das crianças: Casas de banho escandinavas por menta, creative architecture
  23. A Casa de banho da Isabel: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  24. Casas de banho escandinavas por homify
  25. Casas de banho escandinavas por homify
  26. Instalação Sanitária: Casas de banho escandinavas por menta, creative architecture
  27. Casas de banho da Maria e do João: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  28. Casa da Rute: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  29. Casa da Susana: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  30. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO: Casas de banho escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
    Ad
  31. Casas de banho escandinavas por homify
  32. Casa da Rita e do Pedro: Casas de banho escandinavas por Homestories
    Ad
  33. Instalação Sanitária: Casas de banho escandinavas por menta, creative architecture

Ideias de design de casas de banho escandinavas, inspiração e imagens 

Quando pensamos em casas de banho o estilo escandinavo não é a primeira coisa que nos vem à cabeça. Afinal a abundância de madeira e outros materiais naturais não pode resultar numa casa de banho duradoura, por mais bonita que seja… Mas isso não é verdade! Na realidade uma casa de banho pouco funcional ou de fraca qualidade é a antítese do conceito escandinavo. E a casa de banho é um dos espaços que mais ousadia permite dentro deste estilo nórdico! 

Na casa de banho, como no quarto escandinavo, as madeiras e a paleta de cores muito clara continuam. A madeira tem de ser de muito boa qualidade e devidamente tratada para ser bem resistente, mas com as novas metodologias de produção de madeiras isso não é um problema sério. No entanto nesta divisão o pavimento não tem de ser obrigatoriamente nesse material, sendo permitidos muitos, outros vindos dos diversos estilos, como mosaicos hidráulicos ou microcimento. 

A casa de banho escandinava tem de ser um ambiente tão acolhedor e convidativo como qualquer outro da casa, mas ainda mais funcionalidade, e para isso são necessários alguns cuidados, na escolha das loiças sanitárias, no mobiliário e nos restantes acessórios obrigatórios neste espaço. 

Planear uma casa de banho ao estilo escandinavo pode parecer complicado à partida, embora isso não seja bem assim. Para se assegurar que a sua casa de banho tem o estilo correto, mantendo todo o lado prático característico da vida dos povos a norte, não deixe de se aconselhar com um designer de casas de banho ou com um bom decorador! Aqui na homify encontrará uma vasta lisa de profissionais e respetivos trabalhos, para se inspirar e contactar.

Os móveis e as loiças sanitárias numa casa de banho escandinava 

O minimalismo casa muito bem com o estilo escandinavo, por isso não exagere nos pormenores dos elementos escolhidos, mas não aposte em móveis com um design demasiado complexo ou futurista. Os móveis de maiores dimensões devem ter linhas retas e simples, e serem depois complementados com elementos mais pequenos, como cadeiras ou prateleiras num tom mais rústico, ou com um design mais arrojado. As prateleiras, um sistema de organização muito querido dos escandinavos, são sempre uma aposta segura, de preferência simples e resistentes. 

Os móveis neste estilo podem ser cor de madeira natural que serão sempre perfeitos, mas na casa de banho pode inovar escolher outras cores. O cinzento mate e o branco puro também são parte integrante deste estilo, e são ótimos para criar ambientes de aspeto limpo, logo são escolhas acertadas para os móveis de casa de banho. Aposte sempre em cores neutras ou frias, evitando cores quentes, como o vermelho. 

As bancadas devem ser muito resistentes, de preferência brancas, em cimento ou madeira. Devem ser fáceis de limpar e de manter, sem tratamentos ou cuidados especiais, pelo que materiais frágeis como o mármore ou a pedra calcária são de evitar. 

As loiças de casa de banho para ficarem bem enquadradas num estilo escandinavo, se forem escolhidas de base, devem ser bem simples, sem qualquer tipo de ornamentação ou design arrojado. As loiças modernas podem ser bem utilizadas como base para uma decoração escandinava, pelo que se tem uma casa de banho de construção atual facilmente conseguirá convertê-las em escandinava.

Os revestimentos numa casa de banho escandinava 

Podemos pensar imediatamente num chão de madeira que não estaremos errados, pois é bem conhecida a paixão dos povos nórdicos por esse nobre material, mas na casa de banho isso não é mandatório. 

Na casa de banho escandinava o chão pode ser de tijoleira ou mosaico e não precisa de ser monocromático. Pode optar por um padrão retro ou por misturar o cimento na cor natural com tijoleiras vintage… Neste ponto pode ser arrojado! 

Nas paredes os melhores revestimentos são mesmo os azulejos, em especial brancos. Os azulejos com relevos ao estilo “estação de Metro” são perfeitos, mas os padrões retrovintage podem adicionar um toque especial para personalizar a sua casa de banho. 

Pode também optar por um mural de vinil a revestir uma das paredes, sobretudo se o motivo for uma paisagem natural e verdejante, que se enquadra perfeitamente no estilo. 

Outra proposta arrojada e dispendiosa, mas que resulta maravilhosamente bem, é revestir todas as superfícies com painéis de madeira natural e dar destaque a uma banheira de desenho muito simples, para criar um espaço com o tom de sauna ou spa. 

A luz nas casas de banho escandinavas 

A luz natural é quase um vício para os habitantes dos países nórdicos, porque tantas vezes lhes falta. E por isso a melhor luz para uma casa de banho em estilo escandinavo é a natural, de preferência vinda de uma grande janela. No entanto bem sabemos como muitas vezes as casas de banho nosso país são interiores e escuras… Neste caso o ideal é tentar dar a sensação de luminosidade natural apostando em luzes fortes e claras, incidindo sobre superfícies brancas. 

As luminárias devem ter um design atual, estando muito na moda os candeeiros de design retro, com um vago toque industrial. Outra tendência em voga é abdicar de candeeiros trabalhados e optar por grandes lâmpadas led. 

Posso usar acessórios de decoração? 

Os acessórios no estilo escandinavo não estão proibidos, nem são desnecessários, mas convém que tenham um objetivo prático. O lado funcional dos nórdicos e as pequenas áreas das casas escandinavas comuns não permitem grandes ostentações de objetos meramente decorativos, embora nunca descuidem esse aspeto. Por estes motivos quando escolher os acessórios para a casa de banho certifique-se de que são bonitos, se enquadram harmoniosamente e que têm uma função concreta: 

- Pode utilizar cestos de vime para colocar roupas, utensílios de beleza ou mesmo maquilhagem; 

- Um antigo escadote de madeira rústica pode dar um excelente cabide para as toalhas; 

- O recipiente para o sabonete pode ser revestido de madeira de bambu; 

- Faça das torneiras objetos decorativos escolhendo modelos originais, principalmente de design retro-vintage; 

- Um vaso com plantas agrega em si a função de embelezar e de purificar o ambiente.