Casas de banho - inspiração e design | homify

Casas de banho – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  2. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  3. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  4. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?

O que torna a casa de banho perfeita?

Isto depende principalmente de como a pessoa quer que a sua casa de banho se pareça. Toda a gente terá a sua única visão do design perfeito de casa de banho, mas há alguns temas comuns a recordar. A casa de banho ideal está sempre bem organizada, com acesso fácil aos essenciais como o chuveiro, banheira e lavatório. No entanto, a maneira como estes itens estão dispostos pode variar grandemente, permitindo que se possam criar diversos e imaginativos espaços de casas de banho que espelham o seu gosto pessoal. Casas de banho bem planeadas irão ser, normalmente, fáceis de limpar, sem demasiada bagunça. A mistura certa de azulejos, vidro e outros materiais pode tornar a sua casa de banho fácil de usar e um impressionantemente atractivo sítio para se estar. 

Onde é que eu posso encontrar ideias e inspiração para a casa de banho? 

Na homify, qualquer pessoa que procura planear e criar a sua própria casa de banho perfeita pode encontrar um conjunto de ideias para inspirá-la. Percorra as variadas imagens de casas de banho diferentes, verificando tudo desde espaços de inspiração rústica a designs futuristas contemporâneos. Quando encontrar algo que lhe chame a atenção, a homify permite que o seu utilizador guarde páginas e tome notas sobre as suas opiniões usando o seu próprio “livro das ideias”. Usando esta ferramenta, é fácil navegar pelas possibilidades e ter uma ideia de como a casa de banho acabada pode ficar. 

Como é que eu planeio a minha casa de banho? 

O aspeto-chave a recordar quando estiver a planear a sua casa de banho é que este irá ser um espaço prático e diário que estará sempre em utilização. Isto torna essencial que se consigam fundir características estéticas com a necessidade de tornar tudo acessível para usar, por isso tenha isso em atenção quando estiver a escolher o seu design. O tamanho da divisão também importa. Em divisões maiores, pode instalar banheiras espaçosas e chuveiros separados, enquanto que em casas de banho pequenas isto pode não ser possível. Pense em como pode adicionar chuveiros independentes, lavatórios de canto e unidades que juntem funções tanto de banheira como de chuveiro. O uso de cor também é crucial – por isso tenha em mente se quer tons vividos e fortes ou qualquer coisa mais fria e relaxante. 

Que cores devo usar na casa de banho?  

A cor dá o mote para qualquer divisão. As casas de banho são, na generalidade das vezes, idealizadas em brancos, tons pastel e intermediários e cores frias no lugar de azuis, vermelhos ou verdes brilhantes. Escolhendo um conjunto mais claro de cores, é mais fácil de decorar uma divisão com a mistura certa de tapetes e toalhas, permitindo que se possa trocar esta combinação de acessórios para mudar o seu ambiente sempre que se quiser. Cores claras dão ainda a sensação de luz e espaço em casos em que ambas sejam limitadas, apesar de tons mais fortes serem mais efectivos em casas de banho maiores, o que faz com que haja espaço de manobra para experimentar. Um mix de turquesa e verde-água pode ser um bom meio-termo para espaços de tamanho normal.

O que é que eu devia escolher para as minhas paredes e chão?

Esta é uma questão importante. Recentemente, os soalhos de madeira têm-se tornado numa escolha muito popular para pavimento, uma vez que cria uma atmosfera calorosa e natural na casa de banho, o que nem sempre se consegue com azulejos. No entanto, esta última opção geralmente ganha por ser fácil de limpar e à prova de água. Em parte, isto depende do estilo de casa de banho que se tem em mente. Um espaço rústico irá ficar melhor com bastante madeira. Uma casa de banho moderna irá resultar muito bem com cimento e azulejos – por isso apenas tem de conseguir a fusão certa para criar o estilo ideal. Para as paredes, tinta branca e azulejos mantêm-se populares, mas papel de parede desenhado especialmente para casas de banho pode ser uma cativante e imaginativa alternativa. As crianças vão adorar papel de parede com temas náuticos, e os gráficos acertados podem tornar a casa de banho num lugar muito mais interessante. 

Quais são algumas ideias para acessórios de casa de banho? 

Os acessórios são um importante elemento do design da casa de banho que não deve ser ignorado. Afinal de contas, eles permitem que se altere rapidamente o tom da divisão mudando apenas o mix de cores, e ainda têm funções vitais. Adicione algum charme estético incorporando conchas ou peças de madeira flutuante no seu design, ou flores de cores vivas para complementar o esquema de cores das suas paredes. Até o mais pequeno aspecto como os pratos do sabonete ou o caixote do lixo podem dar um toque especial ao design, por isso tente manter tudo harmonioso e consistente quando construir o seu portefólio de acessórios de casa de banho. 

O que é que eu tenho de ter em consideração na escolha da iluminação para a casa de banho?  

A iluminação é uma maneira efectiva de fazer os espaços pequenos parecerem maiores. Se a sua casa de banho não goza de uma grande quantidade de luz ambiente, então use candeeiros de tecto ou independentes para criar espaço. Pode escolher unidades de iluminação montada que estão desenhados para encaixar harmoniosamente tanto em designs modernos como tradicionais. Outra opção para divisões com cores fortes é usar a luz de velas ou velas de imitação para criar uma atmosfera romântica e sonhadora. Também vale a pena considerar como podemos assegurar que o seu espelho da casa de banho é apropriadamente iluminado para ajudar com a maquilhagem e o barbear pela manhã. 

Como é que eu posso planear a casa de banho perfeita? 

Tenha em consideração como a casa de banho vai ser usada e por quem. Se tem um espaço limitado para decorar que irá ser usado por muitas pessoas, então é provável que não seja tão crucial fazê-lo tão luxuoso e bonito. Ter tudo numa localização acessível e fácil de chegar e dar às pessoas o máximo de espaço para se secarem é, provavelmente, bem mais importante que ter uma casa de banho luxuosa. Se tem mais espaço, use o “livro das ideias” do homify, ponha as mãos à obra e organize o seu lavatório, sanita, banheira ou chuveiro de forma a permitir que toda a gente tire o melhor partido de uma das divisões mais importantes da casa.

E se eu tiver uma casa de banho pequena? 

Casas de banho pequenas são mais traiçoeiras de decorar mas, mesmo assim, ainda há muitas opções disponíveis em que pensar. Escolher o esquema de cores certo irá ser muito importante, por isso tente ir para as cores mais claras para evitar tornar a casa de banho opressiva e claustrofóbica. Casas de banho mais pequenas com chuveiros anexados podem aproveitar ao máximo um espaço limitado, assim como lavatórios de canto, enquanto bouquets de flores ou padrões decorativos estrategicamente colocados podem fazer toda a diferença quando se quer tornar uma divisão o mais agradável possível. Mas não exagere quando estiver a incluir ideias de decoração de casa de banho num espaço pequeno – demasiada confusão irá fazer com que seja mais inconveniente de limpar e os objectos decorativos podem-se estragar facilmente. 

Como é que eu posso remodelar a minha casa de banho? 

A renovação de uma casa de banho está sempre ligada ao seu orçamento, o que faz com que seja preciso considerar com antecedência quanto é que é preciso realmente mudar. Há vários problemas pequenos, ou todos os azulejos devem ser substituídos? Substituir itens-chave como o chuveiro, o lavatório ou a sanita, pode ser caro e complexo. Aqueles que querem evitar ou adiar uma renovação completa devem focar-se nos detalhes mais pequenos para refrescá-la e transformá-la numa casa de banho nova. Até com pequenas mudanças, o quadro global pode mudar drasticamente – a simples troca de uma cortina de banho por uma porta, ou um novo armário para o lavatório. A iluminação de uma casa de banho pode melhorar de forma significante a atmosfera: introduza fontes de luz indirecta e regulável e transforme a sua casa de banho num oásis de relaxamento.

Quais são as ideias mais populares de decoração de casas de banho? 

Casas de banho de estilo ecléctico

Como o nome indica, casas de banho eclécticas reúnem informação de diferentes estilos, criando espaços únicos que podem ser satisfatórios de usar. Obras de arte colocadas de forma imaginativa, objectos decorativos e outros acessórios podem acrescentar intriga e charme, mas também conseguem criar divisões caóticas sem  unidade ou harmonia. No entanto, com inteligência e bom senso, bons designers podem criar bonitas casas de banho com sentido de humor e muito apelo visual. 

Casas de banho minimalistas 

Nas casas de banho minimalistas, tudo está apoiado nos essenciais. Lavatórios e armários são geralmente integrados na forma da casa de banho, e há alguns elementos independentes, resultando em mais espaços abertos e menos distracções. Pavimentos e paredes tomam o lugar central, e estes designs usualmente incluem linhas completas e macias com um ponto especial. Uma conjugação entre cores escuras e claras funciona muito bem em designs minimalistas, assim como tijolos de dois tons e arranjos de azulejos. 

Casas de banho modernas

As casas de banho modernas partilham alguns dos objectivos dos designs minimalistas. Tudo se mantém simples, com linhas explícitas e o mínimo de desordem possível. No entanto, em divisões modernistas, irá geralmente encontrar uma gama mais ampla de cores e materiais, com uso imaginativo de tons cobre e verdes. Espere encontrar inovações como os lavatórios “para ele e para ela”, e lavatórios que estão integrados de forma inteligente no formato da divisão. Este estilo tem tendência a usar as ideias mais actuais de azulejaria para aumentar o efeito moderno. 

Casas de banho de estilo campestre 

As casas de banho de estilo campestre tentam fundir acessórios de casa de banho modernos com características com o charme da arquitectura tradicional. Irão incluir, frequentemente, uma abundância de sumptuosas obras de tijolo e vigas ou molduras de madeira, acentuando a sua aparência e dando a impressão de velhice. Pisos de madeira são uma escolha comum, assim como banheiras grandes e geralmente metálicas e características como abajures de lustre. Em espaços rústicos de casa de banho, a iluminação pode ser um desafio, por isso um bom design foca-se bastante na iluminação certa. 

Casas de banho estilo rústico 

O estilo rústico está estreitamente relacionado com o estilo campestre, com ambos os estilos a fazerem uso de obras de tijolo, pisos de madeiras e materiais tradicionais de cores ricas. A casas de banho de estilo rústico irão fazer uso de cativante papel de parede de casa de banho com frequência, e irão ter muita atenção ao relacionamento entre as paredes de tijolo ou a madeira pesada e os acessórios de casa de banho moderna. Por vezes, os espaços rústicos serão decorados quase totalmente de madeira para criar um efeito maravilhoso.