Casas de banho – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  2. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  3. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
  4. Precisa de ajuda com a sua casa de banho?
    Precisa de ajuda com a sua casa de banho?

O espaço casa de banho é a divisão mais privada e íntima de toda a casa. É lá que que nos fechamos durante umas horas durante o dia e onde normalmente começa e termina esse mesmo dia. As diferentes culturas alteram o estereótipo do espaço, a dimensão, os materiais, o mobiliário e até a função das peças, mas todos sabemos o quão importante são nas nossas casas. Nos seguintes parágrafos iremos responder a algumas das mais famosas questões sobre esta divisão tão especial.

Como devo planear a minha casa de banho (perfeita)?


Primeiramente, tem de ter em conta que este tem de ser um espaço prático e funcional pois vai estar em permanente utilização. Mas isto não quer dizer que esqueça o lado estético e o design do espaço. O tamanho da divisão importa muito: em divisões maiores, pode instalar banheiras espaçosas e chuveiros separados, enquanto que em casas de banho pequenas isto pode já não ser possível. Pense em como pode adicionar chuveiros independentes, lavatórios de canto e unidades que juntem funções tanto de banheira como de chuveiro. O uso de cor também é crucial – por isso tenha em mente se quer tons fortes ou optar por qualquer coisa mais neutra e relaxante. Outro aspecto crucial, é ter em consideração como a casa de banho vai ser usada e por quem. Se tem um espaço limitado que será usado por toda a família, então é provável que não seja tão importante fazê-la tão luxuosa e bonita. O lado funcional sobrepoem-se sempre ao estético. Se tiver mais área para gastar com esta divisão, planeie o ambiente ao pormenor para que tire o maior partido deste espaço.

Como é que devo remodelar a minha casa de banho?

renovação de uma casa de banho está sempre ligada ao seu orçamento, o que faz com que seja preciso considerar com antecedência o que é preciso realmente mudar. Há vários problemas pequenos, ou todos os azulejos devem ser substituídos? Substituir  objectos chave como o chuveiro, o lavatório ou a sanita, pode ser caro e complexo. Aqueles que querem evitar ou adiar uma renovação completa devem focar-se nos detalhes mais pequenos para uma ambiente mais fresco. Acredite que até com pequenas alterações o resultado final pode ser impressionantemente belo. Mudar uma cortina de banho, uma porta ou mandar lacar o armário antigo poderão fazer total diferença na sua casa de banho de aspecto antiquado. Não esqueça que muitas das vezes o problema é mesmo falta de iluminação: introduza luz directa e indirecta e transforme a sua casa de banho num oásis de relaxamento. 

Quais os materiais mais apropriados para paredes e chão?

Recentemente, os soalhos de madeira têm-se tornado numa escolha muito popular para pavimento, uma vez que cria uma atmosfera calorosa e natural, o que nem sempre se consegue com azulejos cerâmicos. No entanto, esta última opção geralmente ganha por ser fácil de limpar e ser totalmente à prova de água. Em parte, isto depende do estilo de casa de banho que se tem em mente. Um espaço rústico irá ficar melhor com bastante madeira. Uma casa de banho moderna irá resultar muito bem com cimento e azulejos – por isso apenas tem de conseguir a fusão certa para criar o estilo ideal. Relembramos que já existem produtos que protegem as suas madeiras em ambiente onde existe humidade e até já existe cerâmica com aspecto e toque muito similar a madeira. Para as paredes, tinta branca e azulejos mantêm-se populares, mas papel de parede desenhado especialmente para casas de banho pode ser uma cativante e imaginativa alternativa. 

O que ter em conta no momento da escolha da iluminação ideal? 

A iluminação é um dos tópicos mais importantes quando o assunto é casa. Além de ser necessária na sua forma natural (sol) também não pode ser esquecido o lado artificial. Assim sendo, é também na casa de banho um assunto que deve ser levado a sério. Sabia que a luz tem o poder efectivo de fazer os espaços pequenos parecerem maiores? Pois é. Use além da luz de tecto, outros pontos de luz mais precisos como, sob o espelho ou pousada na bancada. Outra opção mais barata e para divisões com cores fortes é o uso de velas para criar uma atmosfera romântica e sonhadora. 

Como decorar uma casa de banho pequena? 

Casas de banho pequenas são mais traiçoeiras de decorar mas, mesmo assim, ainda há muitas opções disponíveis. Escolher o esquema de cores certo irá ser muito importante, por isso tente ir para as cores mais claras para evitar tornar a casa de banho opressiva e claustrofóbica. Casas de banho pequenas com chuveiros podem aproveitar ao máximo um espaço limitado, assim como lavatórios de canto, enquanto objectos de decoração como flores ou padrões decorativos estrategicamente colocados podem fazer toda a diferença tendo o poder de tornar esta divisão mais agradável e elegante. Não exagere, demasiada decoração só causará confusão e será mais inconveniente de limpar. 

Quais as cores mais usadas em casa de banho? 

A cor dá o mote para qualquer divisão. As casas de banho são, na maioria das vezes, idealizadas em tons claros, como brancos, tons pastel e azuis, em oposição aos vermelhos, laranjas ou verdes brilhantes. Escolhendo um cenário de tom claro, é mais fácil de decorar com a mistura certa de tapetes e toalhas, permitindo que possa trocar essa combinação de acessórios diversas vezes, mudando o ambiente sempre que desejar. Cores claras dão ainda a sensação de mais luz e espaço em casos específicos de poucos metros quadrados.O tons mais fortes, esses, são mais efectivos em casas de banho de dimensões maiores. Um mix de turquesa e verde-água pode ser um bom meio-termo para espaços de tamanho normal.

Quais os melhores acessórios de casa de banho? 

Os acessórios são um importante elemento do design da casa de banho e não devem ser ignorados. Afinal, eles permitem que se altere rapidamente o tom da divisão mudando apenas o mix de cores, e ainda têm funções vitais. Adicione algum charme estético incorporando conchas, molduras ou flores de cores vivas para completar o esquema de cores das suas paredes. Até o mais pequeno acessório, como a saboneteira ou o caixote do lixo pode dar um toque especial ao design. 

Onde encontrar ideias e inspiração para casas de banho? 

Tudo o que possa precisar para a remodelação, construção ou decoração da sua casa de banho, pode ser encontrada na homify. Aqui, além de encontrar um sem fim de inspiração fotográfica, tem acesso aos profissionais que o/a podem ajudar no projecto da mesma. Começa por vaguear entre as nossas sugestões e salve as que mais gosta consoante o espaço disponível e o estilo que mais o/a atraem. Ao salvar essas imagens no seu próprio “livro de ideias” poderá usá-las como ferramenta principal quando pedir ajuda directa a profissionais. Comece por mostrar essa seleção e acredite que irá ajudar em muito a criar uma primeira imagem da sua casa de banho sonho.