Berçários: fotos, inspiração e projectos de interiores

  1. Quarto Menina: Berçários  por Paloma Agüero Design
  2. Quarto Menina: Berçários  por Paloma Agüero Design
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  5. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  6. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  7. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quarto de Bebé: Berçários  por Alpha Details
    Ad
  10. Quarto de Bebé 4: Berçários  por Filipa Sousa Interior Design
  11. Quarto de Bebé 3: Berçários  por Filipa Sousa Interior Design
  12. Quarto de Bebé: Berçários  por Catarina Batista Studio
  13. Quarto de Bebé 2: Berçários  por Filipa Sousa Interior Design
  14. Quarto de Bebé 1: Berçários  por Filipa Sousa Interior Design
  15. Quarto Menina: Berçários  por Paloma Agüero Design
  16. Quarto Menina: Berçários  por Paloma Agüero Design
  17. Quarto da pequena Alice: Berçários  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  18. Quarto da pequena Alice: Berçários  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  19. Projeto Margarida Dias: Berçários  por FlyBaby
  20. Projeto Margarida Dias: Berçários  por FlyBaby
  21. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  22. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  23. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  24. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  25. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  26. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  27. Projeto Natália & Carlos: Berçários  por FlyBaby
  28. Quarto de Bebé: Berçários  por Catarina Batista Studio
  29. BOY NURSERY: Berçários  por Catarina Batista Studio
  30. quarto: Berçários  por ROSA PURA HOME STORE
  31. A ideia que ganhou forma e volume: Berçários  por Mowsha tek Design Lda
  32. O acompanhamento do fabrico da estrutura.: Berçários  por Mowsha tek Design Lda
  33. A montagem é feita através de peças individuais e a sua funcionalidade.: Berçários  por Mowsha tek Design Lda

Há tema mais querido do que se falar de um quarto de bebé ou berçário? Nós (a ala feminina da homify) diríamos que não! Derretemos com facilidade ao ver imagens queridas e amorosas de bebés e tudo o que esteja relacionado com estes mini ser vivos. Damos por nós a falar de forma menos adulta e com algumas palavras pelo meio que apenas usamos quando o tema é recém nascido, bebé ou algo pequenino e querido.

O tópico deixa-nos leves e com uma capacidade de sonhar acordado gigante. Imaginamos como gostaríamos de decorar o quarto do nosso bebé ou como vamos sugerir ao irmão ou à melhor amiga. Devoramos a secção de bebés de todas as lojas e só dizemos, “é tão querido”, “tão pequenino”, “assim até apetece ter um bebé”, “não há coisa melhor”.

Com toda a responsabilidade associada a um bebé, a homify aparece para facilitar com as melhores escolhas relacionada com o quarto ou berçário do seu bebé.

Os bebés devem dormir no quarto dos pais ou no seu desde sempre?

Não somos entendidos em saúde nem muito menos em psicologia, apenas sabemos que cada caso é um caso e não existe nem está provado o que é certo ou errado. Todos conhecemos casos em que o bebé nunca usou o berço e dormiu sempre entre os pais e outros que nunca tiveram sequer a miragem de sentirem esse quentinho entre os pais.

Na realidade, é normal que um bebé recém nascido durma no quarto dos pais, bem junto à mãe. As poucas horas de sono e a muita preocupação aumentam esta necessidade de estar perto e em constante contacto. É normal o quarto do bebé/berçário começar a ser planeado mal a mãe engravida, mas também é normal no primeiro ano de vida o mesmo não ser usado.

Quando começar a planear o berçário?

Para as famílias e mães mais organizadas é importante ver tudo organizado e planeado com tempo, ou seja, com o passar dos 3 meses de gestação e sabendo o sexo do bebé, a mãe começa a pensar e pesquisar como gostaria de aplicar as suas ideias e gostos no quarto do seu filho.

Idealmente será bom o quarto estar pronto a ser usado mal o bebé nascer, mas como já foi referido, o bebé nos primeiros meses de vida ou até no primeiro ano, poderá nem sequer precisar do seu próprio quarto. Assim sendo, a rapidez de construção e a fase de acabamentos pode sempre ser feita ao longo de um processo mais moroso – é uma questão de gosto ou de necessidade. Não há regras, siga o seu instinto e avance.

Qual a dimensão ideal para o berçário/quarto de bebé?

Um berçário não precisa de muito espaço. Apenas necessita conter um berço ou cama de grades, um armário ou cómoda, idealmente um muda fraldas e uma poltrona e está feito. Enquanto o bebé é pequeno não existem grandes necessidades e qualquer divisão mais pequena da casa é suficiente para esta nova função. O truque está em escolher as cores, os materiais, a iluminação e o mobiliário correcto. Só assim o quarto com que sempre sonhou será real em pouco espaços.

Existe um estilo a ser seguido à risca?

Não, não existe nenhum estilo certo ou mais apropriado para um berçário ou quarto de bebé. O estilo a ser aplicado deve ser o reflexo das restantes divisões da casa e do gosto dos seus moradores. Desengane-se se pensa que um quarto de bebé minimal ou clássico é filme de terror. A homify é a prova que os variadíssimos estilos podem ser aplicados nesta divisão.

Quais os melhores materiais e cores?

Quartos de bebés querem-se confortáveis e muito acolhedores. Não existe “o material para quarto de bebé”, mas existem soluções mais adequadas e muito mais apropriadas.

Não é por acaso que o rei dos materiais – a madeira – seja tantas vezes vista e aplicada nesta divisão. A sua presença torna o espaço mais cómodo e termicamente mais quente, o que é sem dúvida uma mais valia. Sem falar da sua elegância em diferentes cores e acabamentos.

Paredes forradas a papel de parede têm a capacidade de criar um cenário encantado com muita facilidade. Para o chão tanto a madeira como superfícies forradas a carpete criam um ninho de conforto ideal a estes mini humanos tão delicados e que a todos conquista.

O que não deve mesmo faltar num quarto de bebé?

Um quarto à prova de bebé é necessário, por isso proteja janelas, portas e todas e quaisquer esquinas afiadas e perigosas. Existem já no mercado imensas tecnologias e objectos que o ajudarão neste assunto.

O berço é indispensável a um bebé, mesmo que nos primeiros ou longos tempos durma com os pais. Existem milhares de opções no mercado - informe-se e veja a melhor solução para si.

Pode não parecer importante mas quem já teve filhos ou já tomou conta de crianças não vai discordar – um muda fraldas! Além da sua altura ser a indicada para trocar a fralda de um bebé na sua posição vertical, também este móvel organiza todas as coisas que precisa no momento da muda. Os pais irão trocar as fraldas pelo menos durante dois anos, por isso é vantajoso munir-se da peça certa. Não esquecer também a lâmpada quente que vai manter qualquer bebé aconchegado depois do banho ou na hora da troca de fralda, já que os mesmos perdem temperatura muito rapidamente.

Existindo amamentação ou não (apenas biberão) é importante existir um confortável sofá ou poltrona para que a mãe ou o pai possam alimentar o bebé com todo o conforto possível.

A luz natural ou artificial é muito importante assim sendo aconselhamos a que nesta divisão existam sempre janelas. Deverá ser possível quarto ficar totalmente escuro durante a noite ou dia se necessário e a luz artificial deve ser natural e de tom quente.

Onde adquirir as melhores peças de decoração e mobiliário?

Se existisse pouca oferta a escolha não seria tão difícil mas felizmente existe tanta variedade que cada quarto vira único e pessoal. Não só as lojas físicas apresentam opções de mobiliário e decoração, como também as lojas onlines ocupam já uma grande parte deste negócio.

A homify volta a surpreender e deixa-o a par de todas as novidades na sua nova loja online – também aqui poderá adquirir um sem fim de mobiliário de decoração de estilo infantil.