Cuidados com hortênsias: quando e como podar hortênsias? | Jardinagem 101 | homify

Cuidados com hortênsias: quando e como podar hortênsias? | Jardinagem 101

Filipa Sousa Avatar Filipa Sousa

Materiais

  • Tesouras de poda
  • Hormona de enraizamento
  • Vaso
  • Terra

Descrição

A bela forma globular e as cores suaves fazem das hortênsias (hydrangea) o destaque de qualquer jardim (já para não falar nos impressionantes arranjos de flores em vasos). Existindo condições perfeitas de solo e clima, estes arbustos floridos podem crescer até 4.5 metros. Começam a florir na Primavera e podem continuar a florescer ao longo do Verão, o que faz delas uma excelente opção para a fundação de um jardim exterior. Existem algumas variedades de hortênsias (folha de carvalho, francês, serrata, entre outras) e cores (azul, rosa, branco). Embora pareçam plantas de alta manutenção, elas são relativamente fáceis de plantar e manter, desde que saiba como tomar conta delas. Aqui, partilharei algumas dicas sobre a poda de hortênsias, incluindo quando e como fazê-lo, e dar-lhe-ei alguns conselhos sobre como cuidar delas.


Facto interessante: as flores das hortênsias podem mudar de cor dependendo da acidez do solo. Em solo alcalino as flores são rosas, enquanto em solo ácido são azuis. Por vezes, uma única planta pode ter flores de diferentes cores devido às suas raízes crescerem em solos com diferente pH.  


Também pode plantar hortênsias em vaso para colocar numa varanda ou terraço, mas escolha um vaso grande que permita que as raízes se espalhem. O vaso deve também ter um buraco para drenagem.

Custo
21 diasDificuldadeSimples

Passo 1: Quando se deve podar hortênsias?

Embora possa podar as hortênsias durante todo o ano, o melhor é fazê-lo no Verão depois do florescimento. Nas regiões em que a planta floresce ao longo do ano, pode escolher quando podar de acordo com a altura em que quer que a planta dê flor. Para os florescimentos de Primavera, pode a planta no Outono. Para florescimentos de Outono, pode a planta no início da Primavera.

Passo 2: Como tirar mudas de hortênsia

Se deseja fazer reprodução de novas hortênsias a partir de mudas, deve tirá-las apenas de caules com pelo menos 8cm de comprimento e cerca de 4-6 folhas pequenas. Corte o caule logo abaixo do último par de folhas.

Passo 3: Prepare o caule das hortênsias para a reprodução

Deve remover todas as folhas da parte inferior do caule, deixando apenas as da parte superior.

Passo 4: Acrescente hormona de enraizamento

Mergulhe o caule cortado na hormona de enraizamento para ajudar a planta a desenvolver raízes fortes e saudáveis.

Passo 5: Como plantar hortênsias?

Coloque o caule cortado num vaso com terra, garantindo que pelo menos 5cm ficam sob o solo. Pressione o solo ligeiramente à volta do caule para o compactar. Coloque o vaso com a muda numa zona com sombra parcial e regue com frequência, mantendo a terra húmida, mas sem encharcar. Ao fim de aproximadamente 3 semanas, a muda terá desenvolvido raízes e estará pronta para ser transplantada para um jardim ou para um vaso maior (com pelo menos 45 centímetros de diâmetro). Ao plantar hortênsias no jardim, escolha um local adequado onde as plantas possam usufruir do sol matinal. Evite plantar directamente debaixo de árvores, uma vez que terão de competir por nutrição e água. Os locais mais populares para plantar as hortênsias são os canteiros próximos de cercas ou de casas, uma vez que assim podem receber luz do sol pela manhã e sombra à tarde. Não as plante em zonas onde estarão expostas ao sol intenso da tarde. Da mesma forma, evite plantar as hortênsias em zonas muito sombrias, pois não florescerão.

Passo 6: Hortênsias: como cuidar?

As hortênsias dão-se bem em solos ricos em matéria orgânica, pois isso, fertilize o solo pelo menos duas vezes por ano. Elas requerem rega regular e um solo bem drenado. Embora elas prosperem em solo bem irrigado, deve ter atenção para não o encharcar. Além disso, se o solo tiver fraca drenagem, o alagamento pode provocar o apodrecimento das raízes. Se o solo do seu jardim ou vaso não estiver bem drenado, considere adicionar-lhe composto (até mesmo composto caseiro, feito de desperdícios da cozinha, pode funcionar) para aumentar a qualidade do solo. Regar pouco as hortênsias pode fazer com que as suas folhas fiquem castanhas. Em climas quentes, pode ajudar a planta a reter humidade adicionando adubo ao canteiro das flores. É melhor regar as hortênsias pela manhã com uma mangueira em modo pulverizador de forma a dar tempo suficiente às folhas para secarem.


Se quiser controlar as cores das flores da hortênsia, pode ajustar o pH do solo. O pH baixo permite à planta absorver alumínio, o que resulta numa bonita cor azul. Pode adicionar musgo de turfa ou enxofre para reduzir o pH do solo do canteiro ou vaso. Alguns jardineiros também adicionam sulfato de alumínio ao solo durante o período de cultivo para obter flores azuis. Para flores rosa, precisa de aumentar os níveis de alcalinidade do solo. Uma forma de o fazer é adicionando-lhe calcário.


Embora as hortênsias estejam relativamente livres de pestes e doenças, podem ser infestadas ocasionalmente por lesmas, afídios, escaravelhos e/ou larvas da fruta. Habitualmente, uma leve pulverização de solução de sabão ou insecticida resolve o problema. A planta também pode ser afectada por manchas negras (habitualmente, fruto de muita humidade ou excesso de água na rega), oídio e bolor. Para o oídio, pode remover as folhas afectadas e pulverizar a planta com óleo de neem diluído numa solução de sabão e água. Para um leve ataque de bolor, podar as folhas e os caules afectados será suficiente. No caso de um ataque mais severo, pulverize com um fungicida específico para bolor (orgânico).

Passo 7: Como podar hortênsias no Outono?

Para ter flores de hortênsia no seu jardim durante a Primavera e o Verão, deve podar os arbustos durante o Outono. Pode cortar um pouco os caules aparando-os a cerca de 10 cm do solo. Deixe os novos crescimentos com botão e pode as partes mortas e os crescimentos mais fracos. 


Nota: nem todas as variedades de hortênsia são adequadas para poda no Outono, pois isso pode acabar por danificar a planta. Em caso de dúvida, pode pedir conselhos e ajuda a um experiente jardineiro ou paisagista.

Gosta deste projeto?

Comentários