Como fazer um desinfetante de multisuperfícies [receita fácil de desinfetante] | homify

Como fazer um desinfetante de multisuperfícies [receita fácil de desinfetante]

Margarida Sarmento Avatar Margarida Sarmento

Materiais

  • Água
  • Detergente para loiça
  • Vinagre
  • Peróxido de hidrogênio - água oxigenada
  • Óleos essenciais

Descrição

Nem sempre é fácil encontrar desinfetantes em grandes superfícies, porque nos últimos tempos houve uma grande procura destes produtos, pela necessidade de desinfecção mais frequente das superfícies nas nossas casas, dos carros e outros locais de proteção contra os vírus e germes. Por isso, as pessoas começaram a fazer os seus próprios produtos de limpeza caseiros, com coisas que tinham em casa e que sejam desinfetantes, tal como o vinagre, o bicarbonato de sódio e sabão em pó, entre outros ingredientes.

Além disso, os desinfetantes naturais também acabam por serem seguros de usar, pois são menos prejudiciais à pele comparativamente a produtos de limpeza e desinfetantes produzidos comercialmente. Estes produtos caseiros não têm fragrâncias fortes que podem causar problemas respiratórios quando são inalados. (Contudo, deve ter cuidado e evitar o contacto prolongado com a pele ou respirar cheiros de desinfetantes DIY que usam ingredientes, como a água oxigenada ou lixívia, nomeadamente se tiver asma ou alergias de pele). Além disso, um desinfetante de multisuperfícies elimina a necessidade de ter diferentes soluções de limpeza ou sprays para diferentes áreas ou superfícies. Por outro lado, são muito mais ecológicos, porque pode reutilizar um recipiente e não precisa de tantos frascos, logo de tanto plástico, que iriam parar num aterro sanitário.


Neste tutorial, vamos aprender uma receita fácil para fazer um desinfetante caseiro perfeito de multisuperfícies de todas as áreas de casa. Além de que o pode utilizar para desinfetar o seu carro, computador, portátil, as máquinas de desporto ou até mesmo o cesto das compras.

Custo
5 minutosDificuldadeSimples

Passo 1: Os ingredientes necessários para fazer o desinfetante caseiro

Certamente que já tem, em casa, a maioria dos ingredientes de que precisa para fazer este desinfetante de multisuperfícies. Mas vejamos detalhadamente do que precisa: para 2 litros de água, serão necessários 30ml de vinagre branco, 30ml de água oxigenada (Vol. 40), 10ml de detergente para loiça e 20 gotas de óleo essencial, que irá dar um perfume agradável ao desinfetante caseiro.

Nota: a lixívia é um produto que muitas pessoas usam para desinfetar superfícies, mas não deve ser misturada com água oxigenada, uma vez que pode reagir negativamente.

Passo 2: Adicione o vinagre branco

Comece por misturar 30ml de vinagre branco num recipiente com 2 litros de água.

A eficácia do vinagre branco para limpeza é bem conhecida. A natureza ácida do vinagre é muito mais do que temperar uma salada, fazer uma marinada ou conservar os picles. De facto, o vinagre é um excelente agente de limpeza e desengorduramento. Enquanto a maioria dos tipos de vinagre, nomeadamente o vinagre de maçã, vinagre de arroz e vinagre de vinho formam naturalmente ácido acético, que resulta da fermentação, o vinagre branco, que é feito comercialmente, é o mais potente. Tem um pH que anda à volta de 2,4, por isso, é necessário diluí-lo em água para garantir que não cause nenhum dano à pele com o uso prolongado.

Passo 3: Adicione a água oxigenada

Acrescente 30ml de água oxigenada Vol.40 à mistura de vinagre e água.

O vinagre limpa, mas não desinfeta. Apesar de funcionar bem na remoção de sujidade e gordura, não mata bactérias e vírus, incluindo coronavírus, SARS e H1N1. O peróxido de hidrogênio, por outro lado, é um desinfetante poderoso que atua contra bactérias e vírus, porque tem oxigênio que enfraquece e remove as ligações entre a sujidade ou bactérias e a superfície em que estão. Portanto, se quiser fazer um desinfetante caseiro específico para desinfetar os vírus e as bactérias, deve mesmo adicionar água oxigenada! Além de ser excelente produto para remover manchas e clarear superfícies.

Passo 4: Acrescente detergente da loiça à mistura

De seguida, pode adicionar 10 ml (aproximadamente, 2 colheres de chá) de detergente da loiça à solução de limpeza caseira. Com um pH neutro, o detergente da loiça é um produto de limpeza eficaz e suave para todas as superfícies, sendo uma excelente adição para os produtos de limpeza caseiros. Também ajuda a quebrar ou a soltar a sujidade das superfícies, tornando-as mais fáceis de limpar.

Passo 5: Acrescente a fragrância e misture bem

Por fim, acrescente ao desinfectante caseiro 20 gotas de fragrância ou de óleo essencial e misture bem. O objetivo de adicionar a fragrância ou o óleo essencial ao desinfectante DIY é dar-lhe um cheiro agradável que disfarce os odores pungentes do vinagre e da água oxigenada. Recomendamos a utilização de óleos essenciais de lavanda, citrinos ou limão ou de fragrâncias no desinfetante DIY. Pode também usar pinho, jasmim ou qualquer outra fragrância da sua preferência.

Passo 6: Como utilizar e guardar o desinfetante caseiro multisuperfícies

Para desinfetar a sua casa com este desinfetante DIY natural e biodegradável, tudo o que precisa é de o colocar num frasco ou noutro recipiente com um pulverizador e pulverizar sobre a superfície que quiser limpar. Deixe atuar durante 4-5 minutos antes de limpar com um pano. Repita, se necessário, se ainda vir sujidade ou manchas na superfície em questão. Também pode pulverizar o desinfetante na superfície de banheiras, lavatórios ou vasos sanitários, deixando atuar durante alguns minutos antes de esfregar com suavidade com uma escova e de lavar com água.


Se quiser usá-lo para desinfetar o chão, faça o desinfetante caseiro dentro de um balde e passe a esfregona no chão como de costume. Deixe que o chão seque naturalmente.


Alguns pontos a ter em mente:

  • Este spray de limpeza ecológico funciona melhor em superfícies duras, por isso, evite usá-lo em tecidos e têxteis.
  • Teste sempre o spray numa porção pequena de uma superfície que tenha cor para se certificar de que o produto não a desbota.
  • Se usar o desinfetante caseiro em bancadas de mármore e granito, limite a utilização a uma vez por semana ou a 10 vezes no total, visto que a natureza ácida pode tornar o acabamento baço.
  • Cuidado: nunca misture lixívia com esta solução de vinagre e de água oxigenada porque pode causar uma reação adversa.


Armazenar o desinfetante caseiro não é aconselhável porque este pode perder a sua força, tornando-se ineficaz como produto de limpeza e antisséptico. Recomendamos que o faça em porções pequenas que possa usar de imediato, visto que já tem todos os ingredientes em casa. 


Este desinfetante biodegradável e amigo do ambiente surge como uma forma mais ecológica de manter a sua casa limpa e higienizada sem deixar resíduos tóxicos ou vapores. Experimente e veja a diferença que faz na saúde da sua família!


Gosta deste projeto?

Comentários