DIY simples e divertido para crianças: molde de pata de cão em massa de sal | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

DIY simples e divertido para crianças: molde de pata de cão em massa de sal

Filipa Sousa Avatar Filipa Sousa

Materiais

  • 1 chávena de sal
  • 1 chávena de farinha
  • ½ chávena de água
  • Cortador de manteiga
  • Papel manteiga

Descrição

Se quer manter uma memória do seu animal de estimação para sempre, porque não fazer um molde da sua pata? Este projecto DIY é tão fácil de fazer que não o obrigará a comprar nada de especial. Esta é também uma excelente actividade para fazer com crianças porque pode utilizar as suas mãos ou pés para fazer moldes e lembranças do seu bebé. Outra excelente ideia é a utilização da massa de sal para fazer fósseis usando dinossauros de plástico para fazer o formato no molde e enterrando para que os seus filhos encontrem. Está preparado para começar a fazer moldes de patinhas?

Custo
4 horasDificuldadeSimples

Passo 1: Misture os ingredientes secos da sua mistura de massa de sal

Numa tigela, misture o sal e a farinha. Como eu tenho apenas um gato, decidi fazer uma quantidade menor, utilizando apenas metade das quantidades necessárias. Pode ajustar a proporção de acordo com aquilo que precisa.


Passo 2: Acrescente água quente

Aqueça a água até esta ficar quente. Despeje sobre os ingredientes e misture até combinar todos os ingredientes. Se estiver muito pegajosa acrescente mais farinha. Se estiver muito seca, acrescente mais água.


Passo 3: Amasse a massa

Polvilhe alguma farinha no tampo de uma mesa e amasse a massa de sal até esta ficar homogénea.



Passo 4: Enrole a massa

Utilizando papel manteiga por baixo da massa, enrole-a até ter cerca de meio centímetro de espessura. Depois, coloque o papel manteiga, com a massa, dentro de uma assadeira.

Passo 5: Faça o molde da pata

Com esta receita de massa de sal, pode fazer um molde de uma pata de cão, de uma pata de gato, de um pé/mão de bebé ou até imitar um fóssil de dinossauro! Tudo o que precisa de fazer é pressionar o quer quer “imprimir” na massa. Se a sua ideia é criar um ornamento com os pés/mãos de um bebé ou um fóssil de dinossauro deixe que a massa fique um pouco mais espessa. No meu caso, fiz uma pata de gato.

Passo 6: Corte o molde da pata

Utilizando o cortador de biscoitos, corte o molde no formato desejado. Pode ser redondo, em forma de coração, ou até dentro de uma temática natalícia. Ficará um enfeite muito giro e fácil de fazer.


Passo 7: Faça um buraco no topo do molde

Se a sua ideia é ter um molde que dê para pendurar use um palito ou uma palhinha para fazer um furo. Visto que a massa não muda de forma ao cozer, faça o buraco com o exacto tamanho desejado. Coza no forno durante pelo menos 3 horas a 100° C. Isto fará a água evaporar e tornará a massa mais rija.

Passo 8: Lixe as bordas

Este passo não é essencial mas, se deseja um melhor acabamento, lixe com cuidado as bordas do seu molde.

Passo 9: Pinte e pendure

Pinte a massa, utilizando tinta de ou acrílica. Para destacar a pata pode fazer como eu e pintar o interior numa cor diferente. Acrescente uma fita e o molde da pata está pronto a pendurar. Pode utilizar na decoração da sua casa ou na árvore de natal.

...! Eis um projecto fácil com massa de sal para fazer com os seus filhos durante a quarentena! Também é uma boa actividade de Verão para fazer com as crianças e os animais de estimação!

Gosta deste projeto?

Comentários